O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, foi reeleito nesta terça-feira para mais quatro anos à frente da maior nação do planeta, após uma acirrada e histórica disputa com o republicano Mitt Romney, como informa o Estado de Minas.Obama afirmou em seu discurso da vitória, em Chicago, que “o melhor ainda está por vir” para os Estados Unidos.

No discurso, em Chicago, Obama, que apareceu ao lado da família, disse que conversou com Romney e parabenizou o republicano por sua campanha.Mais quatro anos. Após meses de uma apertada corrida eleitoral, Barack Obama, 51, driblou o fantasma da crise econômica e conseguiu se reeleger nesta quarta-feira, segundo as projeções da rede de TV americana CNN e outras emissoras americanas.

Na contagem feita até as 2h desta quarta-feira, Obama havia obtido 274 dos 538 votos do Colégio Eleitoral. São necessários 270 votos no Colégio Eleitoral para ser eleito presidente.

A disputa foi mais apertada do que em 2008. Até as 2h, Obama tinha desvantagem no total de votos populares pelo país, e o republicano Mitt Romney contabilizava 201 votos no Colégio Eleitoral –mais do que os 173 votos obtidos há quatro anos pelo republicano John McCain, adversário anterior de Obama.

Com a vitória, Obama, que é o primeiro presidente negro dos EUA, repete o feito de seus dois antecessores diretos, George W. Bush (2001-2009) e Bill Clinton (1993-2001), e se torna o 20º presidente americano (de 44) e o sétimo democrata a conseguir a reeleição.

A vitória de Obama em 2012 também tem um valor simbólico: no mesmo dia, há 152 anos, era eleito nos EUA Abraham Lincoln (1861-1865), um de seus ídolos.

Foi uma disputa apertada. No último mês, Obama e Romney permaneceram virtualmente empatados nas pesquisas de intenção de voto, embora o presidente mantivesse uma leve dianteira, na maioria delas.

Na reta final, Obama conseguiu importantes declarações de apoio, como as do prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, ex-republicano, e de Colin Powell, ex-secretário de Estado de Bush.(Folha)