O GP do Brasil, no próximo fim de semana, decidirá o título de 2012 da Fórmula 1. Neste domingo, no novato circuito de Austin, Lewis Hamilton conquistou a vitória na etapa dos Estados Unidos, seguido pelos postulantes ao título, Sebastian Vettel e Fernando Alonso. O alemão da Red Bull aumentou sua vantagem para o espanhol na liderança do Mundial de 10 para 13 pontos (273 a 260).

Atual bicampeão, Vettel será campeão pela terceira vez caso chegue ao pódio ­ o terceiro colocado ganha 15 pontos. A situação de Alonso continua complicada: se vencer em Interlagos, o rival pode ser no máximo quinto colocado; caso termine em segundo, o alemão tem de ficar até o oitavo lugar; se fechar o GP em terceiro, Vettel não pode pontuar.

 

Felipe Massa, que perdeu cinco posições no grid – largou em 11º – depois de trocar o câmbio, foi bem e terminou na quarta colocação. Bruno Senna ficou na décima posição.

Lewis Hamilton fora o último piloto a vencer um GP nos EUA (Indianápolis-2007). Na prova deste domingo, o britânico ficou atrás de Vettel em boa parte da prova e tomou a liderança do alemão na 42ª. Depois, conseguiu controlar a aproximação do líder do Mundial – terminou com a melhor volta da prova – para ganhar pela quarta vez na temporada 2012.(Agências)