A uma semana da data marcada para a cerimônia de posse de seu novo mandato, opresidente reeleito da Venezuela Hugo Chávez enfrenta novas complicações em seu estado de saúde. Em um comunicado oficial veiculado na televisão do país, o ministro das Comunicações Ernesto Villegas informou que Chávez sofre de insuficiência respiratória provocada por uma “severa infecção pulmonar”.

“O comandante Chávez enfrentou complicações como consequência de uma severa infecção pulmonar”, afirmou Villegas. “Esta infecção derivou em uma insuficiência respiratória que requer do comandante Chávez um estrito cumprimento do tratamento médico.” No pronunciamento, Villegas também acusou a imprensa internacional de realizar uma “guerra psicológica” sobre a saúde do governante, com o objetivo de “desestabilizar a Venezuela”.

O caudilho venezuelano está internado em Cuba há mais de vinte dias, desde que foi submetido a uma delicada operação contra um câncer na região pélvica. Foi a quarta intervenção cirúrgica desde que a doença foi diagnosticada em junho do ano passado. Chávez anunciou avolta do câncer em um pronunciamento no início de dezembro e indicou o vice, Nicolás Maduro, como seu sucessor caso não tenha condições de tomar posse.(Veja)