# # O foco é a reeleição da ROSA

Em ascensão na Câmara, o democrata cobra mais planejamento e fiscalização da gestão Dilma Rousseff (PT). Segundo Felipe, o país precisa aumentar seus investimentos em infraestrutura, mas, para isso, será necessário reduzir o custeio da máquina administrativa. O parlamentar também demonstra preocupação com as obras voltadas para a energia eólica no Rio Grande do Norte. Para o deputado, o governo federal precisa construir ao menos uma linha matriz para a distribuição da energia pelo país. Sobre o RN, Felipe Maia defendeu o governo Rosalba, detalhou os pontos positivos dos primeiros dois anos da sua aliada, mas disse que tem consciência “que governo tem criado algumas lacunas nas expectativas da população, como é o caso da saúde”. Com relação ao futuro, admitiu que vai disputar um novo mandato de deputado federal em 2014 e acrescentou que o projeto político do DEM para o próximo ano é “reeleger a governadora Rosalba Ciarlini”.

# # Pelos menos até agora só conversa…

O ex-deputado Elias Fernandes, informou que, atendendo convocação do líder Henrique Eduardo, o partido realizará um encontro estadual no próximo mês de março em Natal para discussão de assuntos internos da legenda, particularmente a decisão partidária do PMDB continuar ou não, fazendo parte da base de apoio ao governo Rosalba Ciarlini. O PMDB poderá também adotará uma posição oposicionista ou de independência na Assembleia Legislativa onde a governadora conta com maioria, mas poderá perder essa vantagem caso o PMDB e o PR, para citar apenas dois exemplos, decidam sair da base de apoio governista. Atualmente, o governo conta com aproximadamente 14 dos 24 deputados estaduais, sendo destes, quatro parlamentares do PMDB: Walter Alves, Hermano Morais, Gustavo Fernandes e Nelter Queiroz. O secretário do PMDB reconhece que existem insatisfações já externadas por lideranças peemedebistas como Garibaldi Filho, entretanto, entende que no momento o relacionamento dos líderes do partido com o governo é considerado normal. “Não tenho notícia de rompimento político, e se isso vier a ocorrer será precedido de uma ampla discussão, após ouvir os nossos líderes e filiados”, ressaltou Elias Fernandes, lembrando que ainda não tem conhecimento de que prefeitos do PMDB estejam reclamando atenção por parte do governo.

# # Destaque no carnaval 2013

Depois de transformar-se em uma espécie de ídolo por sua atuação como relator do processo do mensalão, o ministro do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, ganhará as ruas de Recife e Olinda no próximo carnaval. Vai usar até a toga, sobre o terno cinza, camisa azul e gravata vermelha. Ao contrário do que ocorre com as máscaras, à venda nas ruas de cidades como Recife e Rio de Janeiro, a réplica pernambucana foi autorizada pelo próprio. No dia 24 de setembro do ano passado – antes mesmo da condenação dos mensaleiros -, o produtor cultural Leandro Castro enviou um e-mail ao gabinete do ministro, solicitando autorização para fazer o boneco gigante. O boneco, ainda sem ‘vida’, já se transformou na maior atração do acervo da Embaixada dos Bonecos Gigantes de Olinda, que fica na rua do Bom Jesus, no Recife Antigo. Lá, há uma exposição permamente. O local chega a receber de 300 a 500 turistas por dia, dependendo da estação.

# # Começando 2013

A governadora Rosalba Ciarlini reuniu o secretariado na manhça desta sexta-feira (11) para definir uma estratégia de trabalho para 2013. Rosalba mostrou otimismo e a expectativa de o governo realizar as grandes obras esperadas pela população. A Governadora iniciou o encontro pedindo aos seus auxiliares mais integração entre as pastas. “Precisamos trabalhar em sintonia, mais unidos e integrados para que possamos estar sempre mais afinados e obter excelentes resultados”, disse. Rosalba também pediu compreensão dos seus auxiliares no sentido de reduzir os gastos. “Não vou dizer que este ano teremos mais recursos próprios pra investir, mas com a garantia das contrapartidas, com recursos que a gente pode trazer, recuperar, conseguir captar lá fora, vão nos dar condições de fazer, por exemplo, o maior programa de saneamento básico que o RN já teve. A meta é chegar ao fim desta gestão com 80% do RN saneado”, falou.