Líder do PSOL no Senado, Randolfe Rodrigues (AP) iniciou nesta terça-feira (15) sua campanha pela Presidência do Senado. Randolfe disputará o cargo com o líder do PMDB na Casa, Renan Calheiros (AL), que detém apoio da bancada governista. A eleição está marcada para o dia 1º de fevereiro.

“Comecei hoje a apresentar minha candidatura. Estou telefonando para todos os senadores para mostrar meu plano de trabalho. O que não pode é o Renan ficar sem opositor”, disse o senador.

Randolfe lançou a candidatura com o apoio de um grupo de senadores independentes. Ainda hoje, Randolfe e o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) começam a distribuir um manifesto aos demais parlamentares onde pedem compromissos a serem cumpridos pelo novo presidente da Casa. Entre eles está a criação de um comitê de acompanhamento e controle de gestão para que os parlamentares possam acompanhar as decisões tomadas pela Mesa Diretora da Casa.

Renan Calheiros é o nome mais cotado para presidir a Casa, no lugar do atual presidente, José Sarney (PMDB-AL). Os apoiadores do peemedebista calculam que tenham mais de 60 votos garantidos. De acordo com o G1, Calheiros renunciou ao cargo de presidente da Casa em novembro de 2007, acuado por denúncias de que uma grande construtora estaria pagando a pensão de uma filha. Nas negociações para voltar ao comando da Casa, ele tenta obter apoio das bancadas aliadas ao governo, que costuram, há meses, acordos em troca dos votos.