O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, prestou o juramento de posse do seu segundo mandato nesta segunda-feira (21) diante de uma plateia formada por cerca de 800 mil pessoas. O público assistiu a cerimônia em frente ao Capitólio, o Congresso americano. Em seu discurso, Obama pediu a união dos americanos e instou políticos a deixarem de lado as divisões partidárias para lidar com os problemas econômicos tidos como urgentes.

“Não acreditamos que neste país a liberdade esteja reservada àqueles com sorte, ou a felicidade para uns poucos”, afirmou Obama. “A prosperidade dos Estados Unidos deve repousar sobre os ombros largos da classe média”, acrescentou.

Obama destacou que uma década de guerra está acabando e que uma recuperação econômica está curso. No entanto, reconheceu os problemas enfrentados pela classe média e defendeu regras que garantam a concorrência e práticas justas no mercado.O presidente disse ainda que os Estados Unidos devem fazer “escolhas difíceis” para reduzir o custo da saúde e o tamanho do déficit. Contudo, Obama acrescentou que cada cidadão americano merece um mínimo de segurança e dignidade e citou ações implantadas no primeiro mandato como compromissos que fortalecem o país.