O nome do arcebispo de São Paulo, dom Odilo Scherer, para suceder o papa está ganhando força entre cardeais, informou neste sábado no jornal italiano “La Stampa”. Segundo o diário, um grupo de cardeais influentes estaria trabalhando para eleger o primeiro latino-americano –e o nome cotado para o posto seria do arcebispo de São Paulo, dom Odilo Scherer. A articulação inclui indicar um italiano ou argentinho de origem italiana para a Secretaria de Estado do Vaticano. Os cotados para a função seriam o prefeito da Congregação para o Clero, Mauro Piacenza, ou o prefeito da Congregação das Igrejas Orientais, Leonardo Sandri, que já foi chefe de gabinete de 2000 a 2007, terceiro posto na hierarquia do Vaticano.

O encontro, marcado para as 9h30 locais (5h30 de Brasília), começou com alguns minutos de atraso. Vários cardeais entraram a pé. Muitos conversaram com a imprensa. Outros entraram de carro, e um grupo chegou em uma van.

Expectativa

“É uma jornada espiritual de que temos que participar. Vamos trocar informações”, disse o cardeal indiano Baselios Cleemis Thottunkal, de 53 anos, o mais novo do conclave. “É a primeira vez que participo; não sei o que vai acontecer. Vamos decidir juntos e analisar juntos as questões que a Igreja tem de enfrentar, como a Igreja vai enfrentar.”

Questionado sobre se acha se o próximo Papa tem de ser italiano, ele afirmou que “a Igreja não é um continente, de uma língua. Ela é universal”. (Agências)