A data do conclave que elegerá o novo papa seria anunciada nesta terça-feira, mas provavelmente o Vaticano precisará de mais um ou dois dias para divulgá-la. Por determinação de Bento XVI, que em sua última semana de pontificado manteve o prazo de 15 a 20 dias após a sede vacante para o início da reunião, a data poderá ser excepcionalmente antecipada, com a condição de que todos os cardeais eleitores estejam em Roma.

Nesta segunda-feira, o número de eleitores presentes na Congregação dos Cardeais subiu para 107, com a chegada, à tarde, de mais 4 cardeais. Pela manhã, eram 103, conforme anunciou o porta-voz da Santa Sé, padre Federico Lombardi. Somando-se aqueles que já fizeram 80 anos, 142 cardeais, do total de 207 membros do Colégio Cardinalício, participaram da primeira reunião, no Auditório Paulo VI, dentro do Vaticano.

“Acredito que ainda não seja possível marcar amanhã (terça-feira) a abertura do conclave”, disse o cardeal Geraldo Majella Agnelo, ao chegar ao Colégio Pio Brasileiro, onde ele, d. Odilo Scherer e d. Raymundo Damasceno Assis estão hospedados. Entraram apressados, acenando, enquanto um assessor avisava que eles não falariam, alegando que estavam atrasados para jantar. (Estadão)