Os cardeais que participam de reuniões preparatórias no Vaticano decidiram, nesta sexta-feira, que o conclave para escolher o sucessor do papa Bento XVI vai começar na próxima terça-feira. O anúncio foi feito pelo porta-voz do Vaticano, Frederico Lombardi.

A sétima congregação preparatória do conclave contou, nesta sexta-feira, com os 115 cardeais eleitores, ou seja, aqueles que poderão entrar na Capela Sistina para escolher o próximo papa.

Nesta quinta-feira, Lombardi, havia dito que os cardeais não tinham pressa para fixar o começo do conclave, uma vez que preferiam prepará-lo de maneira “séria e profunda”.

Segundo observadores vaticanos, vários cardeais não italianos, sobretudo os americanos, pretendiam conhecer em profundidade o que há de verdadeiro no escândalo VatiLeaks antes de entrar na Capela Sistina. Enquanto isso, outros cardeais desejariam começar o conclave o mais rapidamente possível, diante da possibilidade de virem à tona novos escândalos de abusos ou de corrupção.(Veja/Agência EFE)