Por Carlos Newton

 

Começou esta manhã o Conclave para eleger o novo Papa, e ninguém sabe quando terminará, com a famosa fumaça branca enfim sinalizando que a eleição se concretizou. Seja quem for o escolhido, seu primeiro grande evento será a Jornada Mundial da Juventude, que acontecerá no Rio de Janeiro entre 23 e 28 julho, com o novo Papa celebrando os chamados Atos Centrais, a ser realizados na Praia de Copacabana (Zona Sul) e na Base Aérea de Santa Cruz (Zona Oeste).

O presidente do Comitê Organizador Local e arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, acompanhado dos vice-presidentes e bispos auxiliares do Rio, Dom Antonio Augusto Dias Duarte e Dom Paulo Cezar Costa, esteve em Roma no ano passado para tratar da organização do megaevento, que terá cinco Atos Centrais – a Abertura, a Acolhida do Papa, a Via-Sacra, a Vigília e a Missa de Envio, que representa o encerramento da festividade religiosa.

ATOS CENTRAIS

 

A Praia de Copacabana, que tem 4,15 km de extensão, será o principal palco da maior Jornada Mundial da Juventude já realizada. Em 23 de julho, que cai numa terça-feira, será celebrada em Copacabana a missa de abertura, que marca o início da Jornada, com transmissão ao vivo para o mundo inteiro.

“Realizaremos os Atos Centrais sob a proteção de Maria na Praia de Copacabana, que leva esse nome por causa dela, a Nossa Senhora de Copacabana. Esse local, que já acumula tradição de grandes eventos no Rio de Janeiro, terá o privilégio de abrigar esses momentos e acolher jovens do mundo inteiro”, destacou Dom Orani.

Também em Copacabana será feita a cerimônia de acolhida do novo Papa, marcada para quinta-feira, 25 de julho. A Via-Sacra, na sexta-feira, acontece também com a presença do pontífice, que junto aos jovens faz o percurso das estações da crucificação e morte de Jesus.

Para a Vigília e Missa de Envio com o Papa, os jovens se reúnem na Base Aérea de Santa Cruz desde a tarde de sábado até a manhã de domingo, quando se encerrará a Jornada. Após a Missa de Envio, os jovens permanecerão na Base Aérea, que tem 5,7 km², para um show artístico que fará parte de um DVD gravado ao vivo, com transmissão em tempo real para todo o mundo.

 

Se o escolhido para Papa for o cardeal brasileiro Odilo Scherer, imaginem que megaevento vai acontecer no Rio de Janeiro, pois o povo carioca gosta de festas e sabe organizá-las, com é exemplo o réveillon de Copacabana, o maior evento ao ar livre do mundo, com índice de ocorrências policiais próximo de zero.