Caos obriga direção de prova a adiar Q2 e Q3 para domingo pela manhã

 

Por conta da chuva que apertou muito no fim do Q1 e continuou depois do intervalo, a direção de prova repetiu o procedimento do início da classificação e adiou o início do Q2 em dez minutos. Depois de nova inspeção na pista, veio outra decisão: o treino foi novamente postergado em 20 minutos, com o Q2 previsto, então, para começar às 18h30, horário local. O maior problema, além da chuva, era a falta de luz natural, já que o pôr do sol se aproximava.

Após nova inspeção da pista, a direção de prova optou novamente pela prudência e adiou em mais 20 minutos o início do Q2, causando toda uma indefinição a respeito da sequência ou não do treino de classificação em Melbourne. Entretanto, por mais que pilotos e equipes estivessem se preparando para voltar à pista, a chuva apertava cada vez mais e trazia consigo a redução cada vez mais intensa da luz natural. Assim, não restou outra alternativa para a direção de prova.

Em decisão conjunta dos comissários da FIA e o delegado Charlie Whiting, a direção de prova do GP da Austrália adiou para domingo a sequência do treino classificatório da primeira etapa do Mundial de F1. A tempestade que despencou no circuito de Albert Park antes do início do Q2, além da falta de luz natural, obrigou a FIA a transferir, para a manhã de domingo, às 11h (21h de sábado em Brasília), a definição do grid de largada em Melbourne. Curioso é que a meteorologia aponta previsão de chuva exatamente para esse horário na Austrália.

Assim, disputarão o Q2 em Melbourne os seguintes pilotos: Sebastian Vettel, Mark Webber, Fernando Alonso, Felipe Massa, Jenson Button, Sergio Pérez, Kimi Räikkönen, Romain Grosjean, Lewis Hamilton, Nico Rosberg, Nico Hülkenberg, Paul di Resta, Adrian Sutil, Valtteri Bottas, Jean-Éric Vergne e Daniel Ricciardo. (Agências)