Calouro Humano da Facene fez parte dos festejos de 40 anos da Apae

Uma manhã de solidariedade e muitas atividades lúdicas marcou a décima edição do Calouro Humano, trote solidário que é organizado pelos alunos do primeiro período da Faculdade de Enfermagem Nova Esperança (FACENE-Mossoró), em conjunto com o Núcleo de Pesquisa e Extensão Acadêmica (NUPEA). A ação aconteceu terça-feira, 26 de março, como parte da programação dos 40 anos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE).

Cerca de 30 alunos da Facene estiveram envolvidos no Calouro Humano, ao lado de professores da instituição de ensino e de funcionários da própria Apae. Foram realizadas atividades como apresentações de teatro, pintura, distribuição de doces, aulas de higiene bucal e momentos de beleza com manicure e maquiagem. Além disso, o sanfoneiro Giannini Alencar esteve presente para garantir muito forró e dança aos participantes durante toda a manhã.

Essa foi a terceira vez que o Calouro Humano beneficiou a Apae de Mossoró. A coordenadora pedagógica da associação, Jacinta Araújo, agradeceu mais uma vez à Facene pela iniciativa e ressaltou a importância de ações como essa.

“Esse trote solidário é muito importante, porque dá oportunidade para que esses jovens que estão entrando na faculdade venham aqui conhecer pessoas com deficiência, que também são o público que eles vão trabalhar futuramente. Então, esse primeiro contato e essa interação vai contribuir muito para esses profissionais. Com isso, todas as entidades ganham. A Facene e a Apae ganharam com essa manhã que tivemos aqui”, destacou Jacinta Araújo.

Aluna do primeiro período da Facene, Fábia Sonaira também falou sobre a humanização dos profissionais da enfermagem: “É importante a gente trabalhar com o diferente. Em princípio, as pessoas com deficiência são vistas como excluídas, e a Facene tem esse trabalho, de formar profissionais não voltados apenas para as técnicas, mas também para a questão humana. É importante ver a questão da humanização, da solidariedade e assim ver o ser humano como um todo, incluindo eles na sociedade, mesmo com seus limites e dificuldades”.

A Facene aproveitou a oportunidade da manhã de atividades do Calouro Humano na Apae para fazer a doação do material de expediente que é usado de acordo com a necessidade do dia a dia da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais.

SOBRE A APAE

Chegando aos 40 anos de fundação esta semana, hoje a Apae Mossoró atende mais de 260 pessoas com deficiência intelectual e múltipla, prestando serviços nas áreas de educação com os ciclos de alfabetização, Eja, apoio pedagógico, sala de leitura, educação física, artes, informática, projetos ambientais de hortas e coleta seletiva.

Na saúde as ações são voltadas para a terapia ocupacional, fisioterapia, hidroterapia, zooterapia, fonoaudiologia, psiquiatria, psicologia, pediatria e dermatologia, enquanto que na área social são desenvolvidas ações de assistência e orientação às famílias, educação profissional, prevenção e inclusão social.

fonte: Assessoria