Seis empresas potiguares do segmento de meios de hospedagem implantaram um programa de qualidade em serviços turísticos, através da metodologia do Programa Turismo Melhor, que é desenvolvido pelo Sebrae no Rio Grande do Norte. A outorga, referente ao ciclo 2012, ocorre na próxima segunda-feira (15), em solenidade a ser realizada na Churrascaria Sal & Brasa, a partir das 19h. A proposta do programa é elevar a qualidade dos serviços prestados pelas empresas que atuam no setor turístico, garantindo mais competitividade.

Recebem a outorga na categoria Ouro (quando os estabelecimentos que atingem pelo menos 90% dos itens e todos os pontos críticos analisados pelo programa) o Hotel VillaOeste (Mossoró), Hotel Sabino Palace (Mossoró), www.pizzato.com.br/”>Pizzato Praia Hotel (Natal), Hotel Vila do Mar (Natal), Bello Mare Hotel (Natal) e Ponta do Sol Praia Hotel (Natal). Essas empresas ingressaram no programa em 2010, sendo submetidas a uma avaliação inicial, seguida de sete meses de consultorias e treinamentos, para chegar a uma avaliação final. Nesse período, foram analisados 290 itens, desde a parte operacional, instalações, acessibilidade, sustentabilidade e segurança alimentar até o atendimento.

A cada ano, as empresas participantes do programa podem solicitar a renovação. Nesse caso, a equipe de consultores faz uma avaliação para constatar se o estabelecimento mantém o nível conquistado no momento do ingresso no programa. Se não houve redução, as empresas são outorgadas para uso da placa do programa durante o ano vigente. De acordo com a gestora do projeto Sebrae 2014 – Turismo, Darlyne Fontes Virgílio, oito empresas entraram com pedido de renovação – quatro de Natal e quatro de Mossoró- , mas duas não permaneceram no programa e apenas seis vão receber a outorga.

Foco no cliente

“A outorga do Selo Turismo Melhor para um estabelecimento representa que a empresa tem foco no padrão de qualidade. O selo atesta que há a preocupação com a melhoria dos serviços internos voltados para os clientes”, diz Darlyne Virgílio. Através do Turismo Melhor, as empresas passam medir resultados, são reconhecidas pelo desempenho de sua gestão e qualidade nos produtos e serviços oferecidos, aperfeiçoam processos e controles administrativos e aumentam o nível de desempenho.

fonte: Assessoria