O vereador Alex Moacir (PMDB) apresentou na sessão plenária de ontem na Câmara Municipal de Mossoró um projeto de lei que institui o programa e o selo “Escola Sustentável”. Entrevistado pela editoria de Política da GAZETA DO OESTE, o parlamentar e vice-presidente da Câmara Municipal explicou que a proposta tem por objetivo possibilitar que as escolas, públicas e privadas, reflitam sobre os aspectos ambientais presentes em seu dia a dia, bem como as iniciativas capazes de constituir um espaço ecologicamente sustentável.

Alex Moacir revela que o projeto incentiva todos os envolvidos a incorporem ao seu cotidiano atitudes voltadas à preservação dos recursos naturais possibilitando a manutenção dos mesmos e garantindo uma boa qualidade de vida para as futuras gerações.

No âmbito do Programa “Escola Sustentável”, as instituições de ensino poderão promover, dentre outras atividades a serem sugeridas pela ampla comunidade escolar. Ele destaca atitudes voltadas ao controle do consumo de água e energia elétrica, objetivando-se a economia de recursos naturais.

O vice-presidente do Legislativo mossoroense mencionou ainda a coleta seletiva de óleo e resíduos sólidos, objetivando-se a reciclagem de materiais, além de oficinas de manipulação de materiais recicláveis e reciclados. “Também podemos mencionar a preservação das áreas verdes existentes nas escolas e nos seus entornos, assim como ações que visem ao incentivo da produção e do consumo de alimentos orgânicos; o cultivo de hortas e pomares. Também deve-se estimular a realização de palestras temáticas abertas a toda a comunidade, sempre atinentes à ecologia e à sustentabilidade”, explicou o parlamentar peemedebista.

Comprovada a adoção da maior parte das práticas e atividades descritas acima a escola receberá o Selo “Escola Sustentável”, emitido pela Secretaria de Educação, e poderão, inclusive, adicionar os dizeres “Escola Sustentável” junto à designação da instituição de ensino.

Ao final, o vereador Alex Moacir afirma: “A questão ambiental é um assunto cada vez mais em pauta na sociedade e ela pode estar integrada às práticas diárias de uma escola. Esta é a forma mais eficaz de transmitir o aprendizado necessário sobre meio ambiente e sustentabilidade”.

fonte: Assessoria