Os alunos do Ensino Médio das escolas públicas brasileiras terão a oportunidade de aprenderem sobre empreendedorismo. O projeto Despertar, oferecido pelo SEBRAE/RN , será aplicado em todos os estados brasileiros por meio do SEBRAE Nacional. O projeto surgiu em 2003 e nesses dez anos já capacitou mais de 26 mil alunos e 573 professores das escolas públicas do estado potiguar. Futuramente, a intenção é que os alunos do Ensino Médio particular também tenham acesso.

O anúncio foi feito durante o Encontro Nacional de Educação Empreendedora que está sendo realizado em Brasília desde segunda-feira (27). A capacitação é promovida nos horários em que os alunos não têm aula e tem uma carga horária de 96 horas, sendo aplicada por aproximadamente três meses. O projeto é desenvolvido em parceria com as secretarias estaduais de educação e, de acordo com o gerente da Unidade de Educação Empreendedora do Sebrae do Rio Grande do Norte, Antônio Carlos Liberato, a metodologia utilizada é simples, prática e não exige muitos recursos.

Acre, Rio Grande do Sul e Roraima já estão aplicando a metodologia que pretende ensinar os estudantes a adquirirem competências para conhecer oportunidades, buscar informações e pensarem de forma criativa e crítica. “Eles passam a ter outro olhar de mundo. Adquirem uma nova forma de ver a sua vida e a de seus familiares”, afirmou Liberato.

O gerente ainda destacou que o projeto não prevê apenas a criação de futuros empresários, mas também de pessoas que tenham uma visão de mercado, planejamento, iniciativa e cooperação. “O Despertar faz com que os jovens saibam como enfrentar as adversidades da vida e os conscientizam de que eles são os responsáveis pelo seu próprio futuro”.

Fonte: Assessoria