Os jornais espanhóis reconheceram a superioridade brasileira sobre a Espanha na final da Copa das Confederações , neste domingo, no Maracanã. Sobretudo o jornal El País , mais importante periódico espanhol: “Um Brasil incontestável corta as asas da Espanha”, diz a manchete do site.

 O diário esportivo As , de Madri, também reconhece a superioridade brasileira. “O melhor Brasil e a pior Espanha”, dizia a manchete ao final da partida. O diário lembra que esta é a pior derrota da Espanha em cinco anos e destaca os autores dos três gols brasileiros, Fred (dois gols) e Neymar: “Nos mataram”, diz o texto.

O Marca , também de Madri, destaca ainda a força da torcida no Maracanã, usando o termo “Maracantazo” para se referir ao resultado e à vibração das arquibancadas. A publicação ainda lembra que falta pouco mais de um ano para a Copa do Mundo, que também acontecerá no Brasil e que pode marcar o reencontro das duas seleções.

Diferente dos jornais madrilenhos, os catalães colocaram a derrota da Espanha em segundo plano. Para eles, mais importante do que o resultado do jogo foi a grande atuação de Neymar, novo jogador do Barcelona.

“Neymar dá ao Brasil a Confederações” é a manchete do site do Mundo Desportivo , jornal esportivo de Barcelona. Outro, o Sport , toma a mesma direção: “Neymar impõe seu futebol vertiginoso”.(IG)