Reconhecido por estimular as micro e pequenas empresas a buscarem excelência e qualidade em gestão, o Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas – MPE Brasil está com inscrições abertas para etapa potiguar. O prazo termina no dia 31 de julho e os interessados podem se registrar pela internet por meio do site http://www.mbc.org.br/mpe/ . O Rio Grande do Norte tem a tradição de revelar empresas campeãs na etapa nacional. É o caso do Hotel VillaOeste, de Mossoró, da Agroindustrial Extrema, que produz cachaças artesanais em Pureza, e da Aprimor Consultoria, com atuação em Natal.

O prêmio tem o objetivo de promover o aumento de qualidade, produtividade e competitividade dos pequenos negócios em diversos setores, por meio da disseminação de conceitos e práticas de gestão. As empresas serão avaliadas pela qualidade da administração e a capacidade inovadora do empresário, por meio da aplicação do questionário de autoavaliação, que tem como base o Modelo de Excelência da Gestão® (MEG), da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). A premiação é promovida pelo Sebrae, Gerdau, Movimento Brasil Competitivo (MBC) e FNQ.

Para participar do MPE Brasil é necessário ter mais de um ano de mercado e receita bruta de até R$ 3,6 milhões anuais. O prêmio é dividido em oito categorias: Indústria, Comércio, Agronegócio, Serviços de turismo, Serviços de Tecnologia da Informação, Serviços de saúde, Serviços de educação e outros Serviços, além de destaque em Responsabilidade Social e em Inovação.