Henrique Eduardo Alves apoia urgência na regulamentação de guarda municipal

O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, recebeu nesta quarta-feira (3) comissão de guardas municipais de oito estados brasileiros, que defendem a aprovação do projeto de lei (PL 1332/03) para regulamentação das atribuições das guardas civis municipais. Henrique Eduardo Alves sugeriu que o projeto seja votado em regime de urgência. Ele disse que vai conversar com os demais líderes para que a matéria seja transferida das comissões para o Plenário e seja votada ainda antes do recesso parlamentar.

Grupo de mais de 400 profissionais de segurança pública participou de seminário sobre a regulamentação da profissão, em evento é promovido pela Comissão de Legislação Participativa. Também esteve presente na reunião com Henrique Eduardo Alves o presidente da comissão, deputado Lincoln Portela (PR-MG).

Atualmente os guardas estão presentes em 1.300 municípios. Em muitas cidades, superam o número de policiais militares no atendimento a população e defesa do patrimônio público. O efetivo já ultrapassa os 100 mil profissionais. Na falta de regulamentação, cada guarda atua de acordo com regras locais.