A presidente Dilma Rousseff lançou em Salvador nesta quinta-feira (4) o Plano Safra Semiárido. “Podemos conviver com a seca”, afirmou Dilma na cerimônia no Centro de Convenções. O investimento será de R$ 7 bilhões.

A presidente também disse que o plebiscito era apenas uma “sugestão” ao Congresso. “Como o Executivo federal não pode fazer essa consulta, porque, pela Constituição, quem faz essa consulta é o Parlamento, a Câmara e o Senado, nós encaminhamos uma sugestão pedindo ao Congresso Nacional que convocasse esse plebiscito”, disse a presidente em sua fala.

A presidente falou que acredita que a população não terá problemas de entendimento para responder as perguntas do possível plebiscito. “Não sou daqueles que acreditam que o povo não é capaz de entender (o plebiscito) porque as perguntas são complicadas”, disse, acrescentando que acredita na “inteligência, esperteza e sagacidade do povo brasileiro”.

“Aqui as ruas falaram por mais direitos. Esta presidenta aqui ouviu claramente a voz das ruas porque essa voz é legítima e porque nós temos uma democracia, e faz parte da democracia a luta por mais direitos”, disse, mencionando os protestos que tomaram conta das ruas do Brasil.

Dilma ainda mencionou a proposta do governo de contratar médicos estrangeiros para trabalhar em regiões que sofrem com ausências dos profissionais pelo interior do país, abordando também os protestos da categoria que aconteceram esta semana contra o projeto. “Essa questão dos médicos é um grande esforço que temos que fazer e conto com o apoio de vocês, porque já escutei bastante e, dentro das nossas possibilidades, vamos respondê-la”, garantiu.

A presidente explicou que o governo federal irá pagar salário, alimentação e residência do médico que for trabalhar em áreas remotas.A presidente Dilma vai intensificar anúncios de pequenas e grandes obras/programas e as viagens para os Estados, visto que 2014 está logo ali…

Fonte: Correio 24 Horas