Quatro roteiros trabalhados pelo Sebrae no Rio Grande do Norte são a principal atração do estande Encantos Potiguares no Salão de Turismo Rota 101 Nordeste, que está sendo realizado no Centro de Convenções de Natal até o sábado (6) na capital potiguar. O evento reúne o trade de Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte e visa integrar as atividades desenvolvidas em cada um dos quatro estados, por onde passa a duplicação da BR 101, incentivando o turismo regional.

No estande montado pelo Sebrae, são apresentados ao público participante do salão os roteiros ‘Caminhos de Pium’, ‘Seridó’, ‘Rota da Fé’ e ‘Do Sertão para o Mar’ (região Oeste). Esses destinos estão sendo trabalhados pelo Sebrae para consolidar alternativas ao binômio sol e mar e consolidar a interiorização do turismo no Rio Grande do Norte.

Os roteiros apresentados reservam ao visitante o turismo de experiência, baseado no conceito ver, provar e levar, associando artesanato, gastronomia e cultura. O ‘Sertão para o Mar’, por exemplo, envolve uma série de empreendimentos que ratificam toda a potencialidade econômica de Mossoró e região, como fruticultura, cadeia produtiva do petróleo e as salinas. Já o Caminhos de Pium, comunidade que fica entre os municípios de Paramirim e Nísia Floresta, mostra todo exoterismo do lugar e as peculiaridades gastronômicas do lugar, agregadas ao ecoturismo e turismo de aventura.

Já o Roteiro do Seridó segue proposta semelhante, proporcionando uma viagem pela gastronomia do Seridó, suas cores e sabores da região, destaque para a carne de sol, os queijos de coalho e de manteiga e famosos bordados. Já a Rota da Fé envolve uma série de opções na região do município de Santa Cruz, tendo como ponto de partida a visitação ao Santuário de Santa Rita de Cassia.

De acordo com a gerente da Unidade de Comércio e Serviços do Sebrae-RN, Sandra Martins, esses roteiros foram selecionado para serem apresentados a operadoras e agências de viagem que participam do salão por estarem mais consolidados. “Esses destinos têm as características ideais para o público visitante do evento”, enfatiza Sandra Martins.

Essa é a primeira edição do Salão de Turismo Rota 101 Nordeste, que tem apoio do Sebrae. O intuito é unir e divulgar quatro estados nordestinos em roteiros de viagens, com foco no roteiro rodoviário. No evento, estão sendo realizadas reuniões e capacitações. O salão ocupa toda a área do pavilhão de exposições do Centro de Convenções de Natal, além de auditórios e salas. No total, são 128 estandes, que mostram as potencialidades turísticas dos quatro estados.

“O Sebrae abriu nossos olhos e nós fomos atrás para viabilizar este projeto que tem tudo para dar certo. Por ano, 10 milhões de brasileiros circulam por esses estados, sendo quatro milhões de nordestinos. Este projeto incentiva o turismo regional e nacional e com ajuda dos empresários tem tudo para se firmar”, afirma o secretário de Turismo do Rio Grande do Norte, Renato Fernandes.