O deputado Mendonça Filho (DEM) disse que o apagão que atingiu o Nordeste do País na tarde desta quarta-feira (28) é resultado do descaso do governo Dilma Rousseff (PT) com a infraestrutura energética no Brasil.

“Há algum tempo venho alertando para esse fato e, principalmente, para o esvaziamento econômico e tecnológico da Chesf, mas o Governo insiste em manter essa antipolítica no setor”, afirmou Mendonça.

No ano passado, Mendonça filho pediu informações ao governo sobre apagões como o que afetou Estados do Norte, Nordeste e parte do Centro Oeste. Pediu, também, audiência pública na Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara com a Operadora Nacional do Sistema Elétrico, representantes do Ministério das Minas e Energia, da Aneel e Eletrobrás para discutir a autonomia das empresas do setor elétrico como a Chesf.

Na audiência, o então ministro interino de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, reiterou que a renovação das concessões para o setor elétrico obedecerá a regra única – desconsiderando especificidades como a Usina de Xingó – e que as empresas teriam que passar por um processo de enxugamento de custos para se adequarem as exigências do Governo.

“O resultado dessa política equivocada do governo no setor elétrico é a repetição dos apagões, que já viraram rotina no País”, afirmou. (Agências)