Prefeitos do Rio Grande do Norte que implantaram projetos e ações em prol do desenvolvimento de pequenos negócios têm até 14 fevereiro de 2014 para se inscrever no  8º Prêmio SEBRAE Prefeito Empreendedor. As inscrições já podem ser feitas pela internet, através do endereço www.prefeitoempreendedor.sebrae.com.br, onde também é possível conferir o regulamento. Essa edição vem com algumas novidades, como a inserção de novas categorias, e premiação estadual para os prefeitos vencedores. O lançamento da etapa estadual ocorreu na quarta-feira (28), na churrascaria Sal & Brasa, e contou com a participação de 63 prefeitos do estado.  Como a maior parte dos administradores públicos assumiu as prefeituras no início deste ano, o prêmio vai reconhecer os projetos inovadores, com o acréscimo de uma categoria homônima. A proposta é elencar os projetos mais criativos que favoreceram as empresas de pequeno porte nas respectivas cidades ainda no início da gestão. Outra novidade é uma categoria para projetos que exploram as oportunidades de negócios geradas pela Copa do Mundo FIFA 2014. Com isso, o prêmio contempla seis categorias, além do grande prêmio que é o Melhor Projeto Estadual: Compras Preferenciais, Atendimento Legal, Pequenos Negócios no Campo, Lei Geral, Projetos Inovadores, Pequenos Negócios nos Eventos Esportivos.

Durante a solenidade, o presidente do Conselho Deliberativo do SEBRAE/RN, Sílvio Bezerra, destacou a importância desse estímulo promovido pela Instituição para incentivar políticas públicas que favoreçam as micro e pequenas empresas nos municípios potiguares. “Esperamos que, a partir dessa premiação, surjam ideias inovadoras em termos de ações voltadas para o empreendedorismo, pois o que queremos é promover o desenvolvimento local e fortalecer os pequenos negócios”, enfatiza o presidente.

Na avaliação do diretor superintendente do Sebrae-RN, José Ferreira de Melo Neto, o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor tem se consagrado nos últimos anos com uma importante ferramenta estratégica de promoção de políticas públicas com foco no incremento da economia dos municípios, através de ações de estímulo ao empreendedorismo. Segundo o superintendente, o prêmio teve uma evolução consistente desde a primeira edição realizada no estado, quando participaram apenas cinco prefeitos. No ciclo passado, a etapa estadual teve 51 inscritos.

De acordo com o gerente da Unidade de Políticas Públicas do Sebrae-RN, Hélmani Rocha, nesta edição, a etapa estudal também terá premiações. Além de trófeu e certificados, o Sebrae oferecerá como prêmios adicionais a participação em missão técnica e cursos de capacitação em áreas específicas para técnicos das prefeituras, cujos prefeitos foram vencedores.

Fonte: Assessoria