# # Fafá Rosado no PMDB até o dia 25

Um dos três aliados da governadora Rosalba Ciarlini (DEM) na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Leonardo Nogueira (DEM) confirmou o rompimento da mulher dele, a ex-prefeita de Mossoró, Fafá Rosado, com o sistema político da governadora, comandado em Mossoró pelo secretário chefe do Gabinete Civil, Carlos Augusto Rosado, ex-deputado estadual que preside o DEM mossoroense. Segundo Leonardo Nogueira, Fafá irá se filiar ao PMDB, partido do presidente da Câmara, Henrique Alves, e do ministro da Previdência, Garibaldi Filho, que recentemente anunciou o rompimento oficial com o governo Rosalba. Segundo Leonardo Nogueira, a ex-prefeita Fafá Rosado deverá se filiar ao PMDB até o próximo dia 25 de setembro. A saída de Fafá do DEM sacramenta o afastamento político dela em relação à governadora Rosalba Ciarlini. No PMDB, Fafá deverá disputar um cargo eletivo em 2014, provavelmente de deputada federal, segundo o marido. “Conversamos com Henrique Eduardo, Garibaldi Filho e Walter Alves e ficamos de acertar os detalhes sobre a filiação de Fafá, que será entre os dias 20 e 25 deste mês”, afirmou.O deputado estadual Leonardo Nogueira disse que todos os partidos deixaram claro que essa definição só vai acontecer no ano que vem. “As definições dos palanques é que vão definir a participação dela. Hoje ela está sendo colocada, tanto pelo PMDB, quanto pelo PV e pelo PR para disputar o cargo de deputada federal”, declarou. ( Alex Viana )

# # Novo Procurador Chefe no RN

O Colégio de Procuradores da Procuradoria da República no Rio Grande do Norte (PR/RN) elegeu o novo procurador-chefe da unidade, Ronaldo Sérgio Chaves Fernandes, que terá como substituto o atual procurador-chefe, Fábio Nesi Venzon. A escolha foi unânime e a posse ocorrerá no dia 1º de outubro para um mandato de dois anos. O procurador da República Ronaldo Sérgio Chaves ingressou no Ministério Público Federal em 2002 e é lotado na PR/RN desde março de 2004. Há três anos atua como procurador Regional dos Direitos do Cidadão. A comissão eleitoral foi composta pelos procuradores da República Caroline Maciel, Gilberto Barroso e Rodrigo Telles.

# # Um Pacto para resgatar o RN

O presidente estadual do Partido Verde, senador Paulo Davim, defendeu hoje em entrevista ao Jornal de Hoje um pacto institucional e político envolvendo os três poderes estaduais (executivo, legislativo e judiciário), mais o Ministério Público, e também as corporações, sindicatos e servidores, para que o próximo governador possa resgatar o Estado, criando as condições de viabilidade financeira. Paulo Davim disse ver com “naturalidade” o rompimento do PMDB com o governo Rosalba Ciarlini (DEM), anunciado na semana passada. “Eu vejo com naturalidade. Até porque a insatisfação do PMDB com o governo já era notória. Havia um movimento por parte dos prefeitos e parlamentares do partido solicitando um posicionamento nesse sentido e já como resultante dessas insatisfações”, disse. Segundo o senador, porém, o quadro político do RN é ainda indefinido. “O Estado terá, na minha avaliação, que construir um pacto pelo RN – não é acordo – necessariamente institucional e político, com os três poderes, executivo, legislativo e judiciário, e o MP, e também corporações, sindicatos e servidores”. Para Davim, a construção desse pacto terá que contar com os políticos detentores de mandato que tenham liderança comprovada e serviço prestado. “Para que a gente possa, o próximo governador possa resgatar o Estado do RN e colocar o RN na condição de viabilidade financeira”.

# # O PR fica com a ROSA…

O presidente do Partido da República, deputado federal João Maia, confirmou na manhã desta segunda-feira que o PR se manterá aliado da governadora Rosalba Ciarlini (DEM), pelo menos até outubro que vem. Ele destacou que o sentimento predominante na legenda é de que é cedo para uma decisão de rompimento. “Estou indo para a China, e aí a gente vai fazer a reunião lá para outubro, dia 17 de outubro”, afirmou. Nos meios políticos, era aguardada para o próximo dia 14 a reunião do PR para discutir os rumos da legenda em 2014. Contudo, devido a uma viagem de João Maia para a China, acompanhando o prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado, e busca de investidores para o novo aeroporto, o encontro teve de ser adiado. “E eu precisava conversar com as pessoas. Conversar antes de chegar à reunião”, explicou. Segundo João Maia, porém, o momento por que passa o Estado não comporta rompimento. Ele reconhece que o governo está mal e que a governadora Rosalba Ciarlini precisa melhorar. Entretanto, é preciso olhar o Estado. “O sentimento do PR, que escuto, é que o governo vai mal. Precisa melhorar. Mas que eu acho, e até me orgulho desse sentimento, de que a gente precisa olhar o Estado. Está muito longe para a próxima eleição”, afirmou.