Entre janeiro e agosto deste ano, ocorreram mais de 1,42 milhão de tentativas de fraude, conhecidas como roubo de identidade, em que dados pessoais são usados para firmar negócios sob falsidade ideológica ou mesmo obter crédito com a intenção de não honrar os pagamentos. Os números representam uma tentativa de fraude a cada 14,8 segundos no Brasil, de acordo com o indicador Tentativas de Fraudes – Consumidor da Serasa Experian.

Os registros indicam alta em relação ao mesmo período de 2012 e 2011, quando foram registrados mais de 1,39 milhão e 1,36 milhão de denúncias de consumidores, respectivamente.

 

O estudo mostra ainda que, nos primeiros oito meses de 2013, lideraram os registros os setores de telefonia e serviço, com 601.310 casos de tentativas, correspondendo a 42% das ocorrências. No mesmo, período em 2012, esse índice havia sido de 32% e, entre janeiro e agosto de 2011, de 25%.

Já o setor de serviços – que inclui construtoras, imobiliárias, seguradoras e serviços em geral – teve 431.632 registros, equivalente a 30% do total. No mesmo período no ano passado, este era o setor que mais sofria tentativas de fraudes, respondendo por 36% das ocorrências no acumulado de janeiro a agosto de 2012 e 33% no mesmo período de 2011. O ranking é composto ainda de bancos e financeiras (18%), varejo (7%) e outros (2%).

Em relação ao setor bancário, a participação nas tentativas de fraudes no setor se manteve a mesma de janeiro a agosto deste ano, com relação ao mesmo período do ano passado (18%, que já indicava queda em relação aos 27% do mesmo período de 2011), por conta da retração na procura por crédito e um crescimento em telefonia e serviços. “A popularização da internet e das mídias sociais é apontada como um fator impulsionador desse tipo de ação criminosa”, informou a Serasa.