Deu na Folha de São Paulo

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou ontem a imprensa por publicar assuntos que ele julga menos importantes de forma “sensacionalista”, deixando outros temas em segundo plano.Em discurso na 3ª Conferência Global sobre o Trabalho Infantil, ele disse ter a impressão de que o “eventoestava proibido para a imprensa, porque um assunto desta magnitude mereceu menos atenção do que qualquer assunto mais banal do noticiário”.

“É uma pena que muitas vezes as coisas sérias não são tratadas com seriedade, e assuntos secundários e banais sejam tratados de forma quase sensacionalista”, completouLula então deu como exemplo matérias sobre fraudes no programa Bolsa Família.

“Se tivessem roubado banco, era assaltante roubando banco. Mas como é assaltante roubando o Bolsa Família, é o Bolsa Família que tem problema. Estamos acostumamos a tomar bordoada, e eles sabem que temos casco de tartaruga. Somos teimosos e estamos no caminho certo.”

Ele disse que há preconceito contra os programas que beneficiam os pobres: “Quando a gente dá dinheiro para rico, é investimento. Quando é para pobre, é gasto”.