Produtores rurais de várias regiões do Rio Grande do Norte vão discutir as principais práticas agroecológicas de convivência com as secas, durante a primeira edição do Encontro de Produtores do programa de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS). O evento será realizado nos dias 19 e 20, no hotel Village do Sol, que fica localizado na praia de Pirangi do Norte, em Parnamirim. A tecnologia social do PAIS, que foi desenvolvida para auxiliar pequenos produtores rurais na implantação da cultura orgânica, tem o  SEBRAE/RN como uma das instituições responsáveis pela gestão. O criador da técnica, o africano Aly Ndiaye, é um dos convidados do Encontro, que reúne duzentos produtores potiguares.

“A escassez de água no interior do estado é uma realidade, por isso a importância de darmos a esses produtores informações técnicas de como conviver com a seca”, explica a gestora do programa no Sebrae-RN, Honorina Eugênia. O tema convivência com as secas será abordado pelo consultor Fernando Viana. “O objetivo deste encontro é fazer com que os produtores interajam e tenham também acesso a assuntos relevantes”, enfatiza a gestora. Na programação, ainda estão incluídos momentos de trabalho em grupo para avaliação do programa.

O PAIS é resultado de uma parceria entre o Sebrae no Rio Grande do Norte, a Fundação Banco do Brasil e o Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) e atende a 600 produtores em vários municípios potiguares. O programa, que tem duração de três anos, aproveita pequenas áreas para produzir sem agredir o ambiente, o que melhora a qualidade de vida desses produtores e da comunidade. “Eles estão aprendendo a usar defensivos naturais e conviver em harmonia com o ambiente”, argumenta Honorina Eugênia.