Alunos de Umarizal exibem no Peru nova técnica de aprendizagem

Com base em observações, durante as aulas, estudantes da Escola Estadual 11 de Agosto, do município de Umarizal, propõem uma metodologia de ensino mais dinâmica e de fácil compreensão sobre a Lei de Gravitação Universal, descrita por Isaac Newton. Para isso, desenvolveram uma pesquisa de iniciação científica, cujos resultados serão apresentados na FERIA INTERNACIONAL DE CIENCIA Y TECNOLOGIA, em Lima, no Peru, no período de 18 a 22 próximos. Os estudantes, de ensino médio, Aleksander Rafael Silva e Jéssica Milenna Alves Gomes são os responsáveis pelos experimentos.

 Os estudos foram desenvolvidos com o intuito de comprovar a eficácia de uma apostila didática criada pelos próprios alunos, para repassar os conceitos do físico inglês. De acordo com o orientador da pesquisa Gravitação Universal: Newton e o peso dos corpos, professor José Everton Pinheiro Monteiro, “durante o projeto, os estudantes levantaram dúvidas sobre uma questão de aceleração da gravidade, estudada no primeiro ano do ensino médio. A complementação da pesquisa veio com o apoio de referencial teórico sobre o assunto”.

 O projeto foi selecionado, durante as feiras de ciências locais e na Feira de Ciências Estadual (Ciência para Todos no Semiárido Potiguar), realizada em Mossoró, ao longo do ano passado. Os estudantes participaram da 11ª. Febrace – Feira Brasileira de Ciências e Engenharia realizada na Escola Politécnica da USP, em São Paulo, em março deste ano. O trabalho também foi apresentado na EXPO MILSET BRASIL (Movimento Internacional para o Desenvolvimento Científico e Técnico), em maio último, na cidade de Fortaleza. Na ocasião, recebeu credencial para participar do evento no Peru.