Equipe da Ufersa participa de competição nacional de AeroDesign

 

Uma comitiva de 12 alunos da Ufersa integrou a mais de 105 equipes de 70 instituições de ensino para participar da 15ª Competição SAE Brasil AeroDesign, sediado na cidade de São José dos Campos, em São Paulo. Os estudantes do curso de Engenharia Mecânica da Ufersa participaram do evento com um protótipo de Avião, o PegAzuls.

Os modelos disputavam em uma das três categorias: Classe Regular (76 equipes inscritas), Classe Advanced (6) e Classe Micro (23). A dinâmica é simples: os aviões da Classe Regular deveriam transportar madeira do tipo MDF ou HDF (madeira prensada utilizada na fabricação de móveis). Na Classe Advanced, a carga transportada deverá ser água, depositada em tanques montados na fuselagem. As aeronaves da Classe Micro deverão transportar bolinhas de tênis.

Mossoró disputou na primeira modalidade, Regular, com um monomotor, em duas etapas: Competição de Projeto e Competição de Voo. O modelo da Ufersa leva o nome em homenagem a um pássaro da região, popularmente conhecido por “Azulão”, e trata-se de um protótipo simples, orçado em aproximadamente cinco mil reais.

A equipe é composta por alunos que estão entre o sexto e oitavo semestre do curso. Daut Couras, um dos professores responsáveis pelo projeto de Extensão, comenta que a equipe já está se preparando para a próxima edição. “O mais importante não foi apenas o desempenho no evento, mas a vivência que os nossos alunos tiveram, ao ver a solução para outras propostas que eles estavam desenvolvendo por aqui”, pondera o professor.

Organizado pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade (SAE), o Projeto AeroDesign é um programa de fins educacionais que tem como principal objetivo propiciar a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de engenharia aeronáutica entre estudantes e futuros profissionais da engenharia da mobilidade, por meio de aplicações práticas e da competição entre equipes, formadas por estudantes de graduação e pós-graduação (stricto sensu), de Engenharia, Física e Tecnologia relacionada à mobilidade.

Fonte: Assessoria