Ufersa reúne autoridades para tratar de segurança nas estradas

 

A diretoria da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Campus Caraúbas, reuniu na manhã da última quinta-feira (28/11) autoridades dos Municípios circunvizinhos para tratar de questões relacionadas à segurança nas estradas.

Participaram do encontro, o Secretário de Infra-Estrutura de Caraúbas, João Marculino; Secretária de Educação de Governador Dix-Sept Rosado, Euzelita Maria e o comandante do II DPRE, Maximiliano Luiz, além do professor Josivan Barbosa, Assistente Social Janaína Holanda, Assessor Especial André Moreira, Assistente Administrativo Diego Armando e Kairo Medeiros do Centro Acadêmico.

Durante o encontro, a diretora do Campus Edna Rocha fez uma retrospectiva da implantação da Ufersa em Caraúbas e do crescimento tanto no número de alunos e funcionários, que na sua maioria são de outras cidades e precisam se deslocar todos os dias ao Campus.

“A Ufersa está transformando Caraúbas em uma cidade universitária e nós precisamos garantir a permanência desses alunos e funcionários. Não se concebe um aluno abandonar um curso numa universidade federal porque está sendo assaltado na estrada”, destacou a diretora.

Foram apresentados registros fotográficos de animais na RN-117. As imagens foram feitas por funcionários dentro de vans e micro-ônibus.

A Polícia Rodoviária informou que o recolhimento de animais nas rodovias não está sendo feito porque não dispõe de um espaço para deixar os animais capturados. Já os secretários informaram que as prefeituras atuam somente no perímetro urbano.

Da reunião saíram dois encaminhamentos. Um foi que a abertura de um edital público para que a iniciativa privada ofereça e preste o serviço de manutenção dos animais. A UFERSA como instituição que trabalha com a área animal elaborar um modelo de edital e propor ao Governo do RN.

A outra medida de caráter paliativo e emergencial será a entrega de animais a uma Associação Protetora de Animais localizada em Apodi. O comandante do 2º DPRE Maximiano Luiz entrará em contato com Associação para intermediar o recebimento de animais da RN117 sob a condição de receber uma contrapartida financeira dos Municípios.

Uma audiência pública encabeçada pelo Ministério Público será realizada no próximo dia 03 em Caraúbas, onde deverá sair a pactuação das ações de segurança nas estradas.

Fonte: Assessoria