Começa amanhã (10), a partir das 7h, a temporada de exposição do Porto de Natal, no qual o Programa Estadual do Artesanato (Proart), da Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas), fará participação. A temporada acontece do dia 10 de dezembro a 26 de março de 2014. A Sethas contará com a estrutura de dois estandes para expor e comercializar os produtos dos artesãos norte-rio-grandenses.

O Proart estará com a exposição de produtos dos artesãos dos 167 municípios do Rio Grande do Norte, em várias tipologias, entre elas: bordados de cama, mesa e banho confeccionados a mão e a máquina, crochê, esculturas de madeira, cerâmica utilitária e decorativa, produtos em fibra vegetal, porcelana regional, rendas e culinária local.

A participação da Sethas através do Proart, nessa exposição, foi conquistada por sua titular, Shirley Targino. “Vínhamos trabalhando para que essa participação acontecesse e, conseguimos. É um espaço propício ao intermédio da divulgação e comercialização, no qual os turistas dos navios que farão escalas no Porto de Natal, terão a oportunidade de conhecer e comprar produtos artesanais do nosso Estado”, declarou Shirley Targino.

Nessa temporada de exposição, uma categoria de sete mil artesãos cadastrados no Proart será representada no local. “É uma participação importante para o Estado e, principalmente, para os artesãos. O trabalho desses profissionais merece visibilidade e valorização e é o que temos feito”, explicou a coordenadora do Proart, Elaine Morgado.

A Sethas em parceria com a Fundação José Augusto promoverá no local, apresentações de danças típicas. Além da exposição de produtos artesanais, a equipe do Proart também vai oferecer ao público, oficinas rápidas de renda e cerâmica. No total, o Porto de Natal receberá 24 escalas, sendo duas internacionais.

Fonte: Assessoria