A busca por uma fatia mais generosa no mercado está levando uma maior quantidade de micro e pequenas empresas a buscarem, nas certificações, um diferencial competitivo. Além de credibilidade empresarial, estas ferramentas garantem o fortalecimento do segmento de atuação. Em Mossoró, o estímulo do SEBRAE;RN , por meio de convênio com a Petrobras, resultou na certificação em ISO e OHSAS de cinco empresas do setor de petróleo, gás e energia. Com o resultado, o Projeto de Petróleo, Gás e Energia do Sebrae-RN já soma um total de 51 empreendimentos certificados.

A certificação ISO 9000, conquistada pelas empresas Geopetro, Lino Construções e Segura (que também obteve a ISO 14000), atesta, internacionalmente a gestão da qualidade no empreendimento. Também estão certificadas a G e C, em OHSAS 18000, que normatiza o sistema de gestão de segurança e de saúde, e a Progel, em ISO 14000.

O diretor administrativo da G e C, Guilherme Neto, com atuação na prestação de serviços e manutenção, acredita que um dos principais benefícios da certificação está na ampliação de possibilidades dentro do cadastro de fornecedores da Petrobras, principal cliente da empresa. “Sem a certificação OHSAS, não poderíamos ter acesso a certos serviços, e com ela, passamos a ampliar nossas possibilidades dentro do cadastro da Petrobras. É um momento muito importante, e que devemos muito à atuação do Sebrae”, comemora.

De posse das certificações, as micro e pequenas empresas passam a atender padrões de exigências das grandes companhias de petróleo e gás. A certificações correspondem às avaliações realizadas no ano passado, e são válidas por um período de três anos.