Passa e Fica, um pequeno município do Agreste Potiguar que fica a 101 quilômetros de Natal, serve de exemplo para gestores públicos de muita cidade grande. O prefeito Pedro Augusto Lisboa – também conhecido como Pepeu – foi o grande vencedor da oitava edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, que levou o troféu de melhor projeto, sagrando-se o Prefeito Empreendedor da etapa estadual do prêmio. A solenidade de entrega ocorreu na manhã desta quarta-feira (2), no auditório do Sebrae no Rio Grande do Norte, em Natal.

O título se justifica pela política adotada no município de aproximar a gestão dos empreendedores locais. Com o projeto Desburocratizando e fortalecendo as micro e pequenas empresas, o prefeito Pepeu apostou na força do empreendedorismo para movimentar a economia da cidade e promover o desenvolvimento local. Foram criadas uma série de iniciativas – como a implantação de Agentes Locais de Desenvolvimento, instalação da Sala do Empreendedor, regulamentação da Lei Geral na cidade e capacitação do corpo técnico da prefeitura na área de compras públicas – que simplificaram processos e criaram um ambiente favorável para quem deseja empreender.

As ações surtiram efeitos e Passa e Fica registrou um aumento de 400% no número de negócios formalizados a após a execução das medidas, elevando para 180 a quantidade de empresas de pequeno porte na cidade, cuja arrecadação mensal gira em torno de R$ 1,5 milhão. As iniciativas foram a estratégia encontrada pelo prefeito para dinamizar a economia do município. Com pouco mais de 11,5 mil habitantes, a economia da cidade gira em torno da agricultura, pecuária, comércio e serviço – esta última devido ao turismo de aventura, que atrai diversos visitantes à região.

Pedro Lisboa ficou grato pela premiação oferecida pelo Sebrae, que reconhece um trabalho que vem sendo construído há cinco mandatos. “Fico muito feliz de ser reconhecido por ter implantado um projeto exitoso, que procura desburocratizar o processo de empreender. Toda a distância que havia entre a empresa criada e a individualidade do empreendedor foi rasgada porque nós abrimos as portas e colocamos a prefeitura à disposição desses empresários”.

De acordo com o chefe do executivo municipal de Passa e Fica, o troféu conquistado, que é o principal da etapa estadual do prêmio, será motivo de incentivo a outros gestores. “Esperamos que esse prêmio sirva de estímulo para que outros prefeitos passem também a priorizar a micro e pequena empresa”.