Em Ceará Mirim, Kelps diz que grandes obras não são únicas soluções para o trânsito

 

O deputado Kelps Lima foi entrevistado na manhã desta quarta-feira, na Rádio FM Metropolitana de Ceará Mirim, e esclareceu à população que as soluções para o trânsito estão muito mais na organização e disciplinamento do uso das vias do que nas grandes obras.

“As grandes obras ajudam, é verdade, mas, sozinhas, elas não resolvem todos os problemas. É preciso, também, disciplinamento no uso das vias públicas e campanhas de educação permanentes, para que a relação da população seja saudável com as leis de trânsito. Governo algum terá dinheiro para fazer obras na cidade inteira. Então, como alguns lugares da cidade não terão viadutos e túneis e o tráfego continuará existindo lá como existe hoje, qual será a solução para essas áreas?”.

Em 2009, quando foi secretário de Mobilidade Urbana de Natal, Kelps lançou o projeto Via Livre, que tinha o objetivo de desobstruir as ruas de Natal e fazer com que o trânsito tivesse fluidez. A grande vantagem do programa para a sociedade é que ele não gerava despesas para a máquina pública. Os custos para o bolso do contribuinte foram mínimos. Ao final de um ano, o projeto foi premiado pela Câmara dos Deputados, em Brasília, em um concurso de Mobilidade Urbana que analisou projetos em várias cidades do Brasil.

O Via Livre partia do princípio básico de vedar o uso das vias principais da cidade para carros ficarem estacionados, atrapalhando o trânsito. Sem os carros no meio das ruas, a fluidez no trânsito melhorou.

Fonte: Assessoria