Câmara trata dos problemas dos ambulantes que serão retirados das calçadas da cidade

A Câmara Municipal de Mossoró tratou, nesta quarta (07), dos problemas dos vendedores ambulantes na cidade, que ocupam as vias públicas dificultando o trânsito de pedestres, especialmente daqueles detentores de deficiências físicas. O vereador Jório Nogueira (PSD) desejou “que o município tivesse uma posição que resolvesse definitivamente o problema”, fazendo referência à decisão judicial de remover os ambulantes das calçadas em um prazo de 90 dias, o que gerou uma atmosfera de dúvida sobre a situação posterior daqueles comerciantes. Jório Nogueira manifestou sua preocupação com esses cidadãos, defendendo não ser possível retirar esses pais de família das ruas sem que o município ofereça um novo local de comércio para que eles possam garantir sua renda familiar e sustentar seus dependentes. O vereador mostrou-se temeroso de que muitos ambulantes possam fazer loucuras ao perderem seu ganha pão. “Não podemos tirar esses pais de família para ficarem desesperados e depois virarem bandidos (…) muitos podem até cometer suicídio”, afirmou o edil.

Ressaltando que a luta em favor dos ambulantes advém desde a gestão passada da Câmara, Jório Nogueira solicitou aos vereadores que possam lutar pelos ambulantes, afirmando: “o que eu puder fazer dentro do meu mandato para que ele tenham uma vida digna, tenham o comercio deles, podem contar comigo”, declarou o edil.

O vereador Ricardo de Dodoca (PTB) ofereceu apoio à causa, assim como o colega Tomaz Neto (PDT). O vereador entende que “essas famílias não podem ser jogadas no meio da rua”, conforme disse Tomaz Neto.

A edil Izabel Montenegro (PMDB) defendeu a realização de uma Audiência Pública na Câmara para discutir-se o oferecimento de um novo local para alocar os ambulantes, bem como a elaboração de um novo prazo para a remoção desses comerciantes, pois, segundo a vereadora, em 90 dias não há tempo hábil para construir-se um local para os ambulantes. Tal posição foi repercutida também pelo vereador Manoel Bezerra (DEM), que citou o plano da prefeitura de ampliar a estrutura do mercado do “vuco vuco”. O edil Alex do Frango (PV), por sua vez, apontou para a necessidade de apoiar os ambulantes a fim de ampliar a geração de emprego e renda na cidade, também levando em conta a zona rural. “A gente tem que unir para trazer empregos para a população de Mossoró”, disse o edil.

 

Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Mossoró