Apoiar Vilma de Faria é a maior traição de José Agripino a Rosalba

 

Deixar de apoiar a reeleição da governadora do seu partido para apoiar a candidatura ao Senado da sua arquirrival, Vilma de Faria, é considerada por Rosalba como a maior traição de José Agripino Maia. Na campanha passada, tanto Agripino quanto os aliados da época foram para as ruas e palanques do Rio Grande do Norte acusar Vilma de ter cometido um governo sofrível e cheio de escândalos administrativos. Agora, em nome de um acordão político ainda inexplicável, Agripino deixa de defender um aliado político de mais de 40 anos para apoiar a candidatura de uma adversária política.

Vilma de Faria se destacou nos últimos três anos fazendo oposição ao governo Rosalba Ciarlini. Antes de iniciar a oposição, Vilma recebeu a acusação, da própria Rosalba Ciarlini, endossada pelo senador José Agripino, que Vilma deixou uma dívida de mais de R$ 800 milhões para Rosalba pagar.

Em seguida, Vilma foi acusada pelo DEM de, mesmo sendo professora, ter feito um governo em que a educação ficou nem segundo plano. Para tanto, o DEM de Agripino e Rosalba afirmou que Vilma teve mais de dez secretários de educação, o que mostra descompromisso com o setor, enquanto que o governo de Rosalba teve apenas uma secretária, Betânia Ramalho.

Rosalba defende internamente que sua candidatura é viável. Agripino diz o contrário: que a governadora do seu partido está inviabilizada politicamente, juridicamente e popularmente. Por isso, ir para as urnas, ele avalia, é um risco enorme de Rosalba perder e levar junto os mandatos do DEM. Sobretudo o de Felipe Maia, único deputado federal do DEM no RN, ainda mais filho de Agripino e herdeiro político da família Maia.

O futuro do DEM será definido por pouco mais de 40 integrantes da executiva estadual, a maioria ligada ao senador José Agripino, como a própria mulher, Anita Catalão Maia, o assessor Júnior Maia, o filho, Felipe Maia, deputados estaduais José Adécio, Getúlio Rego e Leonardo Nogueira, Fátima Lapenda, Esdras Alves. (Agências de Notícias)