PERGUNTA INQUIETANTE: POR QUE FAZER A PESQUISA ANTES E SÓ REGISTRAR DEPOIS NO TSE ?

Por André Ferreira

Não sou dos que acham que devemos desacreditar das pesquisas, mas há fatos que aconteceram na eleição passada e alguns que estão acontecendo agora que põe em xeque alguns institutos.Quanto a pesquisas eleitorais duvidosas, mais uma: a segunda rodada de pesquisas do Sensus, encomendada pela revista IstoÉ, foi registrada ontem, mas esteve em campo entre 26/05 e 04/06, e será divulgada apenas no sábado(dia 14).

A novidade é que dessa vez, mudou-se o método de coleta que foi feito na primeira pesquisa, que foi a apresentação dos candidatos em lista em ordem alfabética, inclusive essa pesquisa foi contestada por isso, por acreditarem que desse modo o primeiro nome apresentado(que no caso foi de Aécio) é beneficiado, mas dessa vez vai ser usado o disco com os nomes dos candidatos, método usado pelos outros institutos nas pesquisas de intenção de voto para presidência.

 

LEMBRANDO 2010

 

O Vox Populi ficou famoso em 2010, três dias antes da disputa do primeiro turno das eleições presidenciais, cravou que Dilma venceria no primeiro turno com 12 pontos de vantagem sobre a soma dos votos dos adversários. Ela ficou com 46,91%, um “errinho” de mais de 15 pontos percentuais.Com essas histórias “meio esquisitas”, e ainda sabendo o Ibope que tem um contrato milionário com o Planalto e o Vox Populi tem contrato com o PT…

Também essa questão de pesquisar primeiro e registrar depois não é legal, faz pensar o seguinte: será que se o instituto tivesse colhido um resultado diferente do gosto de quem encomendou a pesquisa, os números teriam sido divulgados? Essa é a questão que o Sensus e o Vox Populi poderiam responder, mas vamos ver os números e aí veremos os fatos (eu particularmente acredito que a primeira beneficiará Aécio e segunda, Dilma). Prefiro o Datafolha.