Representantes da comissão de aprovados no concurso público para o cargo de Agente de Combate a Endemias se reuniram com o vereador Genivan Vale (PROS), na Câmara Municipal de Mossoró (CMM). Os concursados pediram apoio do parlamentar a fim de pressionar a Prefeitura Municipal de Mossoró (PMM) para agilizar a convocação dos aprovados no certame, realizado em 2010.

Conforme José Cleilson, um dos aprovados, a prefeitura prometeu no ano passado convocar parte dos concursados, o que não ocorreu. “A contratação de agentes de endemias é uma real necessidade. Hoje há na cidade 13 áreas descobertas pelo trabalho dos agentes de endemias, além de toda zona rural, em contrapartida há um banco de reserva com mais de 300 aprovados, aguardando a convocação”, revela.

 

Além disso, recentemente foram detectados focos de meningite e da doença de Chagas no Complexo Penal Estadual Agrícola Mário Negócio (CPEMAN). “A atuação dos agentes de endemias é imprescindível para prevenir e controlar doenças endêmicas, como meningite, hanseníase, calazar e dengue”, destaca José Cleilson.

Durante o encontro, Genivan Vale colocou seu mandato à disposição dos agentes e se comprometeu em falar com a Secretária de Saúde, Leodise Cruz, para cobrar um posicionamento sobre a convocação dos agentes de endemias.

“Entendemos a necessidade da contratação urgente do concursados. Atualmente, mais de doze mil residências que não recebem visitas periódicas dos agentes de endemias. Enquanto isso, há profissionais que estudaram, passaram no concurso público e aguardam a nomeação, um direito que lhe é assegurado”, declara o vereador.

Fonte: Assessoria