No Seridó, Rogério diz que Pró-Sertão será ampliado e atingirá outras áreas.

O Programa de Industrialização do Interior, o Pró-Sertão, já gerou cerca de 1,5 mil empregos diretos nas mais de 30 fábricas instaladas dentro da iniciativa pelo interior potiguar. Isso apenas em seu primeiro ano de funcionamento. E, a meta é fazer o projeto crescer ainda mais nos próximos anos, envolvendo também outras áreas do mercado de trabalho, além do setor têxtil.A informação é do próprio criado do programa, o candidato a deputado federal Rogério Marinho, que idealizou o Pró-Sertão durante sua passagem pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em 2013. Hoje, as facções em funcionamento em diversas cidades do interior do Rio Grande do Norte têm toda a produção gerada comprada pela Guararapes, entre outras parceiras da iniciativa.

“Fico feliz em ver que nosso trabalho está dando frutos. E ainda mais animado em saber que isto é apenas o começo. Resultados muito melhores ainda aparecerão. É emprego e renda para a população potiguar, para os jovens tão carentes de uma oportunidade. Meu compromisso é fazer este projeto crescer, chegar também a outros ramos e fortalecer a economia do nosso Estado”, disse.

 Rogério visitou entre quinta-feira (04) e sábado (06) um total de 19 cidades pelo interior potiguar, sendo que em cinco delas conferiu de perto como está o andamento do projeto. Nestes municípios, (Cerro Corá, Acari, Jardim do Seridó, São Vicente e Parelhas) são nove as fábricas instaladas inseridas no Pró-Sertão. A expectativa é que até 2018, estejam criadas no RN 360 pequenas facções, o que representará a abertura de 21 mil novos postos de trabalho.

Para que o programa atinja seu objetivo e ofereça emprego a população do Estado, os interessados em trabalhar nestas facções podem passar por cursos oferecidos em parceria com a Fiern e Sebrae. Os novos costureiros (as) são aproveitados nas novas empresas. Segundo Rogério, o projeto é uma “verdadeira revolução para o sistema econômico do Estado, que antes forçava o jovem a deixar sua cidade em busca de um bom emprego na Grande Natal”.

Fonte: Assessoria