Aliar artesanato à conscientização ambiental é uma forma eficaz de envolver a comunidade e tornar interativos os esforços para conservação dos recursos naturais. No projeto Mãos Virtuosas, as mães participantes passam a adquirir conhecimentos sobre formas de reciclagem de materiais e aprendem a exercerem uma nova profissão.

O artesanato tem como característica também a preservação de costumes e da cultura local e regional, pois os produtos produzidos são únicos e contém marcas de uma cultura determinada, atestando a ligação do homem com o meio social em que vive.

Uma atividade que também tem como característica o lado terapêutico, uma vez que ajuda a diminuir a ansiedade  e estimula a criatividade e o raciocínio. O lado financeiro também é característico, pois ajuda as famílias a possuírem uma renda extra.
Todas essas características fazem parte também da proposta do projeto Mãos Virtuosas, formado em parceria com a Petrobras, com a intenção de ajudar as mães de alunos assistidos pela instituição a saírem do ócio e pertencerem ao desenvolvimento de uma atividade.