COLETIVO REPÓRTER DE RUA LANÇA ESPECIAL MULTIMÍDIA SOBRE EXTRATIVISMO DA CARNAÚBA.

 

O Repórter de Rua, coletivo independente de reportagem, lançou mais um produto multimídia, especialidade da equipe de jornalistas e produtores audiovisuais envolvidos no projeto. O especial multimídia “Bravos” revela parte da vida dos homens que trabalham no corte da palha de carnaúba no Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão. A reportagem é assinada pelo jornalista Esdras Marchezan, criador e diretor do coletivo, e imagens (foto/vídeo) do fotógrafo Jean Lopes.

O especial mostra a dura realidade das pessoas que trabalham no extrativismo da carnaúba e denuncia condições degradantes de trabalho e a precarização das formas de trabalho no setor. A maioria dos trabalhadores são contratados por terceiros que repassam sua produção para grandes indústrias. Estas indústrias exportam o pó e cera da carnaúba para países como Estados Unidos, Japão e Alemanha.A reportagem conta com entrevistas em vídeo e fotografias de todas as etapas do trabalho.

Para conferir a reportagem, acesse: www.readymag.com/reporterderua/bravos/principal/

HISTÓRICO – O coletivo Repórter de Rua foi criado em 2013 pelo jornalista Esdras Marchezan com o objetivo de abrir espaço à reportagem em profundidade, com características multimídia. Desde então, quatro reportagens especiais já foram produzidas pela equipe do coletivo, que conta com as colaborações dos jornalistas José de Paiva Rebouças, Janaína Holanda e Edileusa Martins, dos fotógrafos Fred Veras, José Bezerra e Jean Lopes, e dos estudantes do curso de Comunicação Social: João Magagnin, Glaudson Alcântara, Alexandre Fonseca e Isaiana Santos.

Os especiais podem ser conferidos no site: www.reporterderua.org/novosite