Companhias e diretor do Auto da Liberdade serão selecionados nesta sexta

As companhias de teatro e interessados em ocupar a função de diretor-geral do Auto da Liberdade 2015 têm somente essa semana para apresentar a documentação e realizar a inscrição. O processo de avaliação dos candidatos acontecerá na próxima sexta, 28, na Secretaria Executiva de Licitações, Contratos e Compras, localizada no Centro da cidade.

Pela primeira vez, os grupos e diretor-geral que desenvolverão o espetáculo serão escolhidos através de um chamamento público. “A seleção pública democratiza o acesso das companhias aos recursos e confere maior transparência ao processo de escolha desses grupos”, explica o secretário adjunto da Cultura, Jurandi Filho.

Quatro companhias e um diretor-geral serão responsáveis pela montagem do espetáculo, que deverá ser encenado de 23 a 26 de setembro no Teatro Municipal Dix-huit Rosado. Os interessados devem entregar toda a documentação necessária para a inscrição no processo na Secretaria da Cultura até o dia 28 de agosto. O resultado deve ser divulgado no dia 31 de agosto e, após o prazo para recursos, o resultado final será publicado no Jornal Oficial de Mossoró (JOM).

“Os interessados podem obter o edital com todas as informações necessárias para a inscrição nesse processo na Secretaria Municipal da Cultura, localizada no Centro Administrativo”, complementou o secretário.

O Auto da Liberdade integra a Festa da Liberdade, evento realizado no mês de setembro na cidade. O espetáculo reconta os quatro atos que marcaram a história de Mossoró: Motim das Mulheres, primeiro voto feminino da América Latina, libertação dos escravos cinco anos antes da Lei Áurea e resistência à invasão do bando de Lampião.

Comissão de avaliação – Joana Dar’c Fernandes Coelho e Genildo Costa da Silva, membros do Conselho Municipal de Políticas Culturais; Etevaldo Almeida Silva, pró-reitor de Extensão da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN); e Viviana Bezerra de Mesquita, especialista em Ensino de Teatro pela UFRN e chefe de gabinete da Secretaria da Cultura, formam a comissão de avaliação dos candidatos inscritos no processo de chamamento público, conforme portaria publicada no JOM da última sexta, 21.