O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), afirmou nesta terça-feira (8) que “a primeira coisa a se fazer é cortar despesa”. A declaração foi dada após ele ser questionado sobre a afirmação do ministro da Fazenda, Joaquim Levy, de que Imposto de Renda maior “pode ser um caminho” em busca do equilíbrio das contas públicas.

“Aqui no Congresso não se discutiu nada com relação à elevação da carga tributária. Continuo achando que a primeira coisa a se fazer é cortar despesa”, afirmou o presidente do Senado na tarde desta terça-feira.Mais cedo, em Paris, Levy disse que um aumento no Imposto de Renda é uma possibilidade em estudo dentro do governo para ajudar no equilíbrio das contas públicas e viabilizar “uma ponte fiscal sustentável”.

Questionado sobre a possibilidade de elevar outros tributos, Renan também afirmou que os parlamentares não discutem elevação da carga tributária.“Qualquer iniciativa do governo é uma iniciativa do governo. Continuo achando que primeiro é preciso cortar despesas, reduzir ministérios. Esse é o dever de casa e, em seguida, discute-se o que fazer com déficit fiscal”, afirmou. (G1)