Feira agroecológica promove desenvolvimento sustentável.

Agricultores de Mossoró e região discutem o avanço no cultivo agroecológico em evento realizado na Praça do Museu pela Prefeitura Municipal de Mossoró em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do RN (Sebrae/RN). O primeiro debate aconteceu na manhã desta sexta-feira, 2, com a presença do ator e produtor agroecológico Marcos Palmeira. Ele trouxe como experiência o seu projeto Vale das Palmeiras desenvolvido no Rio de Janeiro.

“O que produzo são culturas praticadas sem o uso de produtos químicos e sintéticos, que respeitam a saúde do consumidor, o bem-estar do ecossistema e a garantia nutricional para o homem”, discursou Marcos Palmeira.

A feira segue até às 17h de hoje e retoma no sábado, 3, a partir das 6h. Além das orientações técnicas, os agricultores comercializam hortaliças, frutas e verduras; mel e os seus derivados; além da oferta do espaço gastronômico e cultural.“Esse evento é de grande importância para o reconhecimento da agricultura familiar e o fortalecimento do consumo de orgânicos no nosso município. É geração de emprego, renda e a garantia da produção de alimentos saudáveis”, destacou o secretário da Secretaria Municipal de Agricultura e dos Recursos Hídricos, Rondinelli Carlos.

Atualmente, Mossoró conta com 60 PAIS que abastecem duas feiras de produtos orgânicos que acontecem todos os sábados, na Praça do Museu, de 6h às 9h; e aos domingos, de 6h às 9h, no projeto de Assentamento Eldorado dos Carajás II, que impulsionam o cultivo dessas culturas. Além das feiras agroecológicas, a produção abastece comunidades vizinhas, supermercados e feiras de outros municípios.

Fonte: Assessoria