Mossoró discute desenvolvimento do Semiárido em Petrolina

 

Prefeito Francisco José Júnior integra comitiva do G-20 semiárido, que reúne os 20 municípios mais desenvolvidos do interior do Nordeste.O prefeito Francisco José Júnior e o procurador do município, Fábio Lúcio, participam da abertura do Fórum Permanente para o Desenvolvimento Regional do semiárido (G20), que acontece em Petrolina (PE). O evento que reúne os 20 municípios mais importantes do semiárido brasileiro começa hoje às 19h e termina amanhã.

Para o prefeito, a inclusão de Mossoró no G-20 é importante porque permite a troca de experiências exitosas entre as gestões. “Integrar o grupo das 20 cidades mais importantes do semiárido reforça a importância de Mossoró e o seu potencial de contribuição para o crescimento do País”, conclui.Nos dois dias, o G20 promove uma série de debates sobre temas econômicos e sociais. A proposta é unir forças e construir ações de políticas públicas que cheguem mais rápidas neste período de crise.

A economista e socióloga Tânia Bacelar, professora da Universidade Federal de Pernambuco, é a conferencista convidada para o evento. Sua palestra tem como tema a gestão pública e o novo semiárido.Também será discutida no Fóurm a reformulação do Conselho Deliberativo da Superintendência para o Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). A proposta do G-20 é ampliar o Condel e a operacionalização dos principais instrumentos de ação da Autarquia.

O G-20

O grupo tem como proposta integrar as cadeias produtivas do Nordeste e reduzir as desigualdades regionais.Entre os critérios levados em consideração para se fazer parte do G-20, estão a densidade demográfica e a influência econômica exercida pelos municípios em outras localidades.Juntos, os 20 municípios representam um Produto Interno Bruto (PIB) na ordem de R$ 50 bilhões e uma população de mais de 4,6 milhões de habitantes.

 

Municípios integrantes do G-20

Arapiraca (AL), Feira de Santana; Jequié, Juazeiro, Paulo Afonso e Vitória da Conquista (BA); Caucaia, Crato, Itapipoca, Juazeiro do Norte, Maranguape, Iguatu e Sobral (CE); Campina Grande e Patos (PB); Caruaru, Santa Cruz do Capibaribe, Garanhuns e Petrolina(PE) e Mossoró (RN).