Rosalba e Micarla são apontadas como piores políticas da história do RN.

Reportagem do jornalista Alex Viana, do portal Agora RN, aponta a ex-prefeita de Natal, Micarla de Souza, e a ex-governadora Rosalba Ciarlini, como as piores políticas da história do RN. A reportagem se baseia na opinião de diversos especialistas da área política. Confira a matéria.

As gestões político-administrativas geralmente deixam marcas que ficam vivas no imaginário da população por muitos anos. Às vezes, no entanto, as marcas deixadas pelos governantes não são as que a população esperava, o que provoca decepção, críticas e até impedimento de se continuar o mandato. O portal Agora RN ouviu especialistas em política para saber, na opinião deles, quais os piores políticos que o Rio Grande do Norte já teve na história recente do Estado.

Rosalba Ciarlini

Veio de Mossoró, de onde saiu com índices positivos de avaliação e uma administração reconhecida, mas não conseguiu repetir o feito como governadora do Rio Grande do Norte. Rosalba Ciarlini é apontada também pelos especialistas como uma das piores administrações que o Estado já teve, em seu governo que durou de 2010 até o ano passado.Segundo avalia o cientista político João Evangelista, o grande problema da administração da ex-governadora foi que o centro de poder estava nos bastidores, na pessoa do esposo de Rosalba, Carlos Augusto Rosado, que chegou a ser secretário chefe de Gabinete Civil de seu governo.

“Foi um governo que não teve nenhuma marca expressiva, a grande obra foi Arena das Dunas, mas que deixou o Estado endividado por alguns anos. E não teve avanços substanciais na segurança, o Estado ficou parado, foi uma frustração total”, avalia o professor, que apenas citou Rosalba e Micarla como piores do RN.O jornalista Joaquim Pinheiro, especializado na área de política, afirma que Rosalba loteou o governo com pessoas de Mossoró, desconhecendo quadros importantes de natal. “Ela foi criticada por ter atrasado salários e também teve uma influência negativa do ex-deputado Carlos Augusto Rosado, político superado com práticas retrógradas”, declara.

 

Micarla

Em menos de um mandato, já que não conseguiu sequer completar os quatro anos à frente da Prefeitura do Natal. A ex-prefeita Micarla de Sousa deixou marcas profundas na cidade. Filha do ex-senador Carlos Alberto, Micarla não conseguiu arrebanhar o prestígio de seu pai na política e deixou a administração com altos índices de rejeição e com uma série de reclamações por parte da população natalense.Para o professor e cientista político Antônio Spinelli, a passagem de Micarla pela prefeitura deu a ela o título de pior administradora que a gestão municipal já teve em todos os tempos.

“Administração que não deixou nada de positivo, nada que se possa numerar, não fez nada, deixou a cidade praticamente destruída, destruiu fisicamente a cidade, a estrutura urbana da cidade não realizou nenhuma obra importante. Desorganizou os serviços públicos, nada funcionava. Foi uma administração caótica, personalista, em que a prefeita não enxergava nada, parecia viver num mundo à parte. Todos viam defeitos e ela achava que fazia uma grande administração”, lembra o professor.

Na lista da reportagem, aparecem ainda os nomes do ex-governador Fernando Freire, do ex-prefeito de Natal, Aldo Tinoco, e do ex-deputado federal Paulo Wagner. Todos em posição melhor do que as duas colegas.