O prefeito Francisco José Júnior realizou hoje a apresentação oficial de Mossoró durante encontro do Fórum Permanente para o Desenvolvimento Regional (G20 Semiárido), que acontece em Petrolina/PE. Durante mesa-redonda, ele destacou ainda a situação dos municípios potiguares diante da seca e da grave crise econômica.O Grupo, formado por 20 das maiores cidades do semiárido nordestino, está reunido desde ontem na mesorregião do São Francisco para ampliar e demonstrar as potencialidades econômicas do Nordeste.

Francisco José Júnior, que também é presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN), é o único representante do Estado neste evento. O prefeito falou dos avanços de Mossoró nas áreas prioritárias, como Saúde, Educação e Segurança Pública. Ele também discorreu sobre as medidas tomadas para enfrentar a crise econômica.

Como representante do Estado, criticou a dificuldade dos municípios em realizar novos investimentos diante da retração das receitas federais. “O bolo tributário é injusto e as medidas atuais do governo federal têm limitado a capacidade de investimento das prefeituras”, disse.Para o prefeito, é necessária uma nova política de divisão tributária que volte a dar fôlego aos municípios. “A responsabilidade do município para com a população é muito maior porque somos nós que estamos próximos do povo, é da gente que a população espera um retorno imediato”, enfatizou.

Contatos

 Durante o evento, o prefeito Francisco José Júnior aproveitou para conversar com o prefeito de Petrolina, Júlio Lóssio, coordenador do evento. Ele também discutiu alguns assuntos do RN com o superintendente da Sudene (Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste).Um dos assuntos discutidos no Fórum foi a reformulação do Conselho Deliberativo da Sudene (Condel). A proposta do G-20 é ampliar o órgão e a operacionalização dos principais instrumentos de ação da autarquia.

O G-20 pensa grande e já articula alterações nas ações para os municípios. Com todo esse poderio econômico, o Fórum quer mais atenção dos governos. A reformulação do Conselho Deliberativo da Sudene (Condel) é apenas um dos pleitos desse novo grupo político. “Não há outra saída para o desenvolvimento se não a união de forças. O G-20 já nasce grande e com potencial para atrair mais atenção do governo federal para o semiárido. Há muito a ser feito e nós vamos cobrar”, enfatizou Francisco José Júnior. Há uma grande expectativa de que, estando interligados, estes municípios discutam ações de geração de emprego, projetos de cooperação, ampliação do turismo e, consequentemente, o fortalecimento da infraestrutura aeroviário.

Fonte: Assessoria