Escola fortalece luta contra preconceito racial

Nesta sexta-feira, 20 de novembro, o país celebra o Dia Nacional da Consciência Negra. A data foi instituída em âmbito nacional mediante a Lei Federal nº 12.519, em 2011. O dia é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. Em Mossoró, a Escola Municipal Senador Duarte Filho trabalhou o tema com os alunos durante todo este mês.No período de 03 a 20 de novembro, a escola promoveu o I Encontro Cultural Da Juventude com foco na temática da igualdade, diversidade e valorização da cultura afro-brasileira. O evento foi idealizado, orientado e executado pelos professores Alexandre Alves, de Geografia, e Selênia Holanda, de Língua Portuguesa, com o apoio da equipe pedagógica e dos demais professores.

“Mesmo com tantos anos após a libertação dos escravos, ainda é visível a discriminação de que os negros são vítimas. Esse trabalho é apenas uma semente que estamos plantando agora para colher, no futuro, cidadãos mais tolerantes com a religião do outro, mais tolerantes com a cultura do outro”, destacou Jaciara Gomes, supervisora da escola.As atividades do I Encontro Cultural da Juventude foram divididas em etapas. Na primeira semana, os alunos pesquisaram, refletiram e produziram conhecimento sobre as questões de gênero, étnico-racial, cultural e de vulnerabilidade social. Na semana seguinte, os alunos ensaiaram as apresentações e a realização da oficina “Negritude brasileira e afrodescendente”.

Na última semana, aconteceram as apresentações na quadra de esportes da escola com a participação de toda a comunidade escolar. “O grande momento acontece neste 20 de novembro com as apresentações culturais que valorizam e evidenciam a importância do papel do negro na formação do povo brasileiro”, concluiu a supervisora.