A tabela periódica ganhou quatro novos elementos. A tabela periódica é que aquele quadro, que você decorou (ou tentou decorar) a duras penas durante seus anos de ensino médio, e queagrupa os elementos químicos segundo sua composição. Alterações nessa organização são raras – a última mudança na tabela data de 2011. Dessa vez, cientistas nos EUA, Rússia e Japão anunciaram a descoberta de quatro novos elementos químicos. Eles ainda não foram batizados, e são identificados apenas pelos seus números: 113,115,117 e 118. Todos foram agrupados na sétima linha da tabela.

A descoberta foi anunciada nesta segunda-feira (4) pela Associação Internacional de Química Pura e Aplicada (Iupac). Essas novas substâncias, segundo seus cientistas, têm vida curta e são extremamente radioativas. Três delas  foram descobertas por equipes de cientistas russos e americanos, que trabalharam em conjunto no Instituto de Pesquisas Nuclear em Dubna, na Rússia, e no Laboratório Nacional Lawrence Livermore, na Califórnia. Já a existência do elemento 113 foi provada por pesquisadores do centro Riken no Japão.

Com a descoberta, o Japão se torna o primeiro país da Ásia a batizar um elemento químico. “Para um cientista, essa honra é maior do que a de receber uma medalha olímpica”, disse Ryoji Noyori , ex-presidente do centro Riken e prêmio Nobel de química ao jornal The Guardian. Segundo as regras da Iupac, os novos elementos podem ser nomeados em homenagem a um mineral, criatura mitológica, lugar do mundo ou a um cientista. (Época)