O prefeito Francisco José Júnior recebeu na manhã desta segunda-feira, 25, o campeão mundial de MMA Leandro Higo. O atleta mossoroense é um dos cinco indicados pela Prefeitura para carregar a Tocha Olímpica no dia 6 de junho. O encontro aconteceu no Palácio da Resistência, onde foi firmado o convite para que o atleta conduza a Tocha Olímpica. O prefeito parabenizou-o pela conquista do Título Mundial dos Pesos-galos (até 61kg), do Resurrection Fighting Alliance (RFA), um dos principais eventos de MMA do mundo.

O atleta demonstrou seu contentamento com a indicação para ser um dos condutores da Tocha Olímpica. Ele disse que o sonho de qualquer atleta é participar de uma Olimpíada e o fato de carregar esse símbolo vai ser um momento histórico. “Quando estive nos Estados Unidos, treinando para a minha última luta, comentei com Henry Cejudo, um americano que foi medalhista olímpico na luta greco-romana, sobre o convite para carregar a tocha. Ele ficou surpreso e disse que era uma honra ser condutor da tocha, me parabenizou e ficou muito feliz por mim. Creio que vai ser uma emoção diferente”, comentou.

 

Além de Leandro Higo, a Prefeitura indicou mais quatro pessoas para carregar a tocha: a carateca Aline de Paula, a ciclista Alice Melo, o poeta cordelista Antônio Francisco e a lutadora de MMA Claudinha Gadelha. Em Mossoró, serão 59 condutores para fazer o revezamento da tocha por 12,5km. Cada condutor terá a honra de carregar a chama por 200m. Atletas, artistas e anônimos vão dividir a satisfação em carregar o símbolo pelas ruas da cidade. Os demais condutores foram escolhidos aleatoriamente pelo Comitê Olímpico através de inscrição no site. A lista oficial dos condutores da tocha será divulgada em maio no site www.rio2016.com.

Em Mossoró, o percurso começa no Alto de São Manoel na Avenida Presidente Dutra e termina na Estação das Artes com uma celebração à tocha, evento que contará com diversas atividades esportivas e culturais. Além de Mossoró, a tocha vai passar por outras cidades do Rio Grande do Norte. Em 4 de junho, ela vai passar pelos municípios de São José de Mipibu, Parnamirim e pela capital Natal. Já no dia 6, ela passará por Lajes, Angicos, Assu e, por fim, chegará a Mossoró, onde irá pernoitar.