Academias participam do ‘Integração Cultural’.

O Memorial da Resistência de Mossoró recebeu, na noite desta sexta-feira, 17, a abertura oficial do Projeto Integração Cultural Interinstitucional. O evento é realizado por meio do trabalho conjunto de academias culturais de Mossoró e entidades e afins. O projeto é de autoria da presidente de honra da Academia Feminina de Letras e Artes Mossoroense (AFLAM), Maria do Socorro Cavalcanti. A ação tem apoio da Prefeitura de Mossoró. Durante discurso, Maria do Socorro mencionou a importância da arte para os escritores.

“A arte é indispensável para o desenvolvimento integral de nós, escritores. Queremos promover o crescimento da literatura e estamos realizando essa importante ação aqui, em Mossoró, que nos recebe tão calorosamente”, declarou.

Para a abertura, a coordenação do projeto preparou exposição de quatro artísticas plásticas (Albetiza Leite, Margarida Costa, Conceição Maciel e Maria Freire) e apresentou performance teatral da atriz mossoroense, Tony Silva, além do hino nacional, cantado pelo coral/sexteto da Academia de Ciências Jurídicas e Sociais de Mossoró (ACJUS). “ Esta sexta-feira é uma noite especial marcada pela diversidade cultural em nossa cidade”, disse Joana D’Arc, presidente da Aflam.

A iniciativa pretende unir instituições de ciências e de letras, como também entidades afins, para troca de experiências e consequente fortalecimento da cultura. Neste sábado, 18, a partir das 15h, o Projeto Integração Cultural Interinstitucional promoverá três conferências com as seguintes temáticas: Valores da Amazônia, Segurança e Violência, e Religiosidade Popular.